Publicado por: Rafael Lopes Krukoski | agosto 23, 2010

Rally dos Sertões 2010 – Ensino à Distância.

Passado mais um ano, é importante notar a quantidade de coisas novas que um rally, mesmo à distância, é capaz de nos ensinar.

Chegada 2010 #Dfotos

Estratégia é uma questão crucial em todo o Rally, não basta ser rápido e ter sorte. Uma estratégia de concentração, estudo e consistência é essencial à vitória e ao término do Rally. Por óbvio que nenhum iniciante vai ao Sertão para ganhar. Mas a experiência dos vencedores nos permite a adoção de uma estratégia com maiores chances de resultado.

Nesse ano um dos integrantes do Trail Clube de Curitiba o Sr. Marcelo Taulois acompanhou o rally dos Sertões com a equipe da KTM. Como é característica da Off Rush, pilotos profissionais e amadores dividem o mesmo ambiente de apoio no rally.

Essa interação possibilitou o convívio de Marcelo com David Casteau e Mark Coma. A descrição de Marcelo sobre uma de suas conversas com Mark é sensacional, e merece transcrição aqui no blog para fins de histórico e estudo:

Marc Coma, por Marcelo Taulois:
“O Coma estava correndo na equipe Offrush, junto com o Davi Casteau, Dario Lopes, Lenilson, etc etc. O Limonta, que liderava nosso grupo, trabalha na offrush e portanto tínhamos acesso a equipe, hospitality e pilotos.”
“Na sexta a tarde, fiquei no mesmo hotel que Coma e conversei muito com ele a noite. Falamos, digo, indaguei sobre a diferença brutal entre ele e os demais pilotos. Parecia que ele andava a 70% da sua capacidade. Não que os Brasileiros fossem devagar, muito pelo contrario, eram rápidos demais, mas não conseguiam ter uma estratégia de prova. Ele tinha. Além disso, o cara era um exemplo de disciplina e profissionalismo, além de ser extremante simpático e dar atenção a todos. Em Terezina, ele chegou as três da tarde, tomou um banho, comeu algo e sentou num toldo preparado com uma mesa somente para os pilotos da Equipe. Eu estava lá dentro, pois neste dia chegamos mais cedo. Eram uma cinco da tarde. Ele, o Casteau, Dario e Lenilson sentaram e começaram a estudar a planilha do dia seguinte, recém entregue a eles. Em uma hora, os Brasileiros já tinham acabado. O Casteau ficou mais um pouco. O Coma, de headphone e Ipod para ninguém incomodar, marcou sua planilha e começou a enrolar e desenrolar, bem devagar a sua frente. Eu sai e fui jantar. As dez da noite, passei lá de novo. Ele estava na mesma posição, só que agora, enrolava e desenrolava sua planilha com uma velocidade incrível e não mexia os olhos.”

“Na sexta à noite perguntei se ele tinha ficado cinco horas estudando a planilha e ele me respondeu da seguinte forma: ‘Minha profissão é ser piloto de Rali, não faço mais nada e sou pago para isso. Treino cinco dias por semana, de manha a tarde, da mesma forma que voce vai ao seu trabalho. É meu dever saber cada detalhe da planilha e quase que memoriso ela. Alem disso, nunca ganhei os sertoes, só falta esta prova’. O cara, memoriza cada tulipa da planilha!”
“Dois dias antes desta conversa, das motos no pelotão da frente, isto dito a mim diretamente pelo Zanol, só o Coma e o Zé Hélio não caíram num buraco marcado com três curecas. Isto é estudar planilha!”

Foto: Stefan Susemihl

“Ele corria com uma 690 e me disse que a moto era meio grande para os Sertões. Seu mecânico, David, jantava com a gente e dormia no nosso caminhão da KTM. O cara tinha um jogo de pneu montado para cada dia do rali. A noite, só drenava e completava o fluido de freio por que disse que o Coma é paranoico com o freio. A moto dele não quebrou.”

Então, depois de uma dica dessas, como não pensar em treinar muito a memória para memorizar um trecho, ou um dia de Rally?

Foto: Gabriel Barbosa


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: