Publicado por: Rafael Lopes Krukoski | maio 4, 2011

Rally da Ilha 2011

Nas palavras do Leo: “O Rally da Ilha foi irado !!

O terreno estava show de bola ainda com poças e muito lameiro pelas chuvas ( o que para nós é ótimo pois a turma por ai não está acostumada) e além disso é sempre uma delicia andar na areia ! é só deitar e fincar a mão que o troço vai …

crédito: webventure

O prólogo foi muito divertido com a introdução do mata mata, ou seja, os 8 melhores tempos correram entre si para definir a ordem de largada, eu fiquei com o 7° tempo e larguei no mata mata com o Ike, foi show mas como esperado ele levou…

No domingo o Rally estava muito bom, o trecho foi o do ano passado ao contrario, rápido, muito rápido, na maioria do dia em 4° e 5° os trechos travados eram só diversão com as paredes de areia…. foi lindo !

No resultado extra-oficial fiquei em 4° na geral e 2° na categoria mas marquei no radar e levei 3 min de penal no radar o que me deixou com o 6° na geral e ainda 2° na categoria…

Estamos aí na força para representar o Paraná.”

Veja os resultados clicando aqui.

Ultrapassadas as questões esportivas, vamos às questões operacionais da prova.

O Rally da Ilha foi didático mais uma vez. É impossível sair de um rally sem aprender ou perceber nada novo, e cada vez fico surpreso com as pequenas diferenças e evoluções do nosso esporte dentro do cenário off road nacional. Infelizmente o Rally da Ilha vem para confirmar uma tendência verificada em Barretos, o rally está com cada vez menos competidores: 30 motos e 11 quadris largaram no rally da Ilha.

crédito: webventure

Salvo raras exceções, a maioria dos pilotos corre com recursos próprios por amor ao esporte. Mas nem só de amor vive o esporte. Temos que nos perguntar: Até quando uma prova que reuniu menos de cinquenta pilotos será considerada sustentável? Toda a logística de organização, todos os custos e percalços necessários à formatação de uma prova nessa magnitude exige algum tipo de retorno, seja de mídia, seja em inscrição ou de qualquer outra forma que a transforme que algo minimamente viável economicamente para organizadores e competidores.

Esses apaixonados que colocam o esporte para frente podem cansar. Os organizadores podem decidir que não vale mais a pena organizar esse tipo de evento e o esporte vai passar cada vez mais à margem do cenário esportivo nacional. Ao final que sai perdendo são os pilotos, que ficarão sem provas.

Ultrapassadas minhas preocupações com o esporte passo ao Rally.

Os poucos obstinados que correm o rally, seja baja ou crosssountry, sabem que temos poucas oportunidades durante o ano para aproveitar uma prova de alta velocidade com segurança. Em minha opinião não importa ganhar o rally, embora deva ser bem legal, o que importa mesmo é saber seu limite e terminar a prova sabendo que colocou o máximo de si na especial e saiu de lá melhor que entrou. Ou seja, acelerou mais que da última vez.

Poucas vezes considero que perdi um rally, mas uma quebra ou queda significa perder. Significava para mim falta de previsão e preparação. Mas, depois da prova eu escutei de um cara que está acostumado a ganhar: “Até carro de F1 quebra.” Dei risada e lembrei os motivos da minha paixão por esse esporte, para assim seguir aprendendo algo novo.

Em tempo ainda tomei um lição de pilotagem sentado junto da organização (por sorte quebrei no KM 45, tinha churrasco e cerveja) aguardando meus amigos passarem: Leo, Guto, Ike, Diogo, Rubens, Marcelo, Luiz, Lucas, Gregório, Theo, Ramon, entre outros que estavam por lá.

Passada a frustração da quebra seguimos com mais uma lição: Até F1 quebra, então sua moto pode quebrar no rally, isso não é uma derrota.

Obrigado a Off Rush, Sherco, Kenny, Jarva Racing e Castello Works!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: