Publicado por: Rafael Lopes Krukoski | agosto 5, 2011

Motos no Sertões 2011

Candidatos na Lista de Inscritos é o que não falta. Vamos avaliar cada um antes da festa começar.

Muito ouvi falar sobre os carros, onde todos parecem ser favoritos. Eu sou torcedor da Pró-Machina e espero que tudo corra conforme planejado.

Agora, e nas motos? A Lista de Inscritos está repleta de grandes nomes. Do veterano Professor Juca Bala ao Jovem Ike Klaumann há muito que se esperar. A presença estrangeira não é maciça, mas traz pilotos capazes de vencer no Dakar como Despress, Casteou, Pedrero, Gonçalves e Fretigne.

Com certeza temos qualidade na esquadra nacional. Avaliando cada um e um pouco do seu passado no esporte:

Juca Bala: Deve fazer sua retirada das competições após essa prova, vai gravar documentário e sem dúvida, é rápido. Tem muita experiência na prova, se não me engano ganhou a primeira edição. Sempre anda forte, deve começar conservador e atacar no final.

Cyril Despres: Deve usar a estratégia pró: Enfiar a mão e abrir muita vantagem já no início, quem conseguir acompanhar que venha junto. Assim já fez José Helio nos Sertões e Mark Coma no Dakar. A Estratégia é a mais perigosa, mas com a condição ostentada pelo Francês, justifica-se.

Paulo Speedy Gonçalves: é o Português da BMW, agora Husq, que se destacou nos primeiros dias do Dakar 2011 andando entre os 5 primeiros, terá trabalho negociando ultrapassagens nos primeiros dias, mas vai tentar – como fez no Dakar – acompanhar o líder desde o início, pois sabe que não pode contar com o erro de Despres ou Pedrero.

IKE Klaumann: Arrisco dizer que Ike vai tentar acompanhar a ponta, assim como Mafra e Deni. Sem dúvida o Jovem piloto Catarina tem muito potencial e técnica. Precisa tomar cuidado com as surpresas do Sertão como a que o tirou da prova com um susto no ano passado. Minha grande esperança entre os Brasileiros. Destaque para a motocicleta preparada pela SpeedBrain mesma empresa que cuidava das BMW e faz desenvolvimento para a fábrica.

Guto Klaumann: Deve ficar entre os 5, mantendo uma pilotagem conservadora durante toda a prova. Sempre arrisca menos que o irmão e acaba ficando com as melhores colocações, acho que até hoje o Ike não terminou um Sertões na frente do Guto, em 2009 foi a moto do Ike que quebrou, em 2010.. na época das DRZ lembro que Ike teve problemas com o tanque traseiro. Guto vem a bordo do mesmo equipamento de ponta à disposição de Ike.

Juan Pedrero Garcia: O Mochila do Coma. Ficou em quarto no Dakar 2011. O cara é muito forte e vem com alvará para ganhar de todo mundo menos do Cyril. Está com o Bólido da KTM de fábrica: Rally Replica igual à do Coma.

Casteu: Campeão mundial entre as 450 no ano de 2010 (Andando de Sherco) agora vem de Yamaha para tentar a sorte no Sertão mais uma vez, piloto regular deve fazer prova conservadora arriscando pouco.

Aristides Mafra Jr.: Esse vem com a faca nos dentes e já disse no seu blog. Vem para ganhar. Admiro muito e acredito no potencial. Também sofreu acidente que o tirou da prova em 2010; vai bem no campeonato nacional e disputa com poucos pilotos a categoria Over 40. Vem com estrutura concisa e focada para a vitória.

Denisio Nascimento: Tem chances de vencer, em 2010 levou tombos fortes e acabou não resistindo até o final do rally. Acredito que Deni vem para ganhar, deve tentar acompanhar os primeiros colocados desde o início e, se conseguir abrir, vai manter um ritmo forte. Destaque aos bons resultados nos bajas que participou em 2011 e para os títulos nacionais dos últimos anos no Baja e Rally CrossCountry.

David Frétigné: Era o piloto Official da BMW para o Dakar foi substituído pelo Zé Helio em decorrência de acidente, agora vem de Husq SpeedBrain (BMW nova). Anda muito forte e está entre os 10 melhores pilotos de Rally da atualidade. Entra com grandes chances de surpreender.

Felipe Zanol: Piloto 01 de 2011, destacou-se no ano passado surpreendendo com a segunda colocação. Perdeu somente para o Coma, que é um anormal. Vai correr o brasileiro de XC no domingo em Goiânia e larga na quarta para o Segundo Maior Rally do Mundo!! É um forte candidato à vitória e deve tentar acompanhar o ritmo dos líderes desde o início.

Dario Júlio: Piloto de enduro, com navegação precisa e poucas quedas, surpreendeu em 2010 ao terminar entre os 5 da geral. Vem com chances de repetir o feito mantendo uma boa representatividade para a Honda no Rally.

Ramon Sacilotti: Um verdadeiro exemplo de Profissional do esporte, Ramon treina muito motocross, navega bem e tem uma tocada precisa e forte. Deve vir conservador e não se arriscar para conseguir um bom resultado na geral e na categoria. Pelo que me lembro terminou o Sertões 2010 entre os 10 na geral. Estou curioso para ver como vai a Kawasaki no rally.

Thiago Laurito Fantozzi: O garoto propaganda da equipe ALE já ganhou o Sertões e sempre arrisca levar, se não cair, não quebrar e não errar; tem bom potencial dentro dos pilotos de ponta.

Importante falar do representantes de Curitiba: Thiago Ramon Peretti, que participa pela segunda vez do rally com o apoio da Equipe W Racing na categoria Marathon e Ricardo Magnago que correrá no Sertões Series nos primeiros quadro dias da prova.

Aguardem mais sobre o Sertões em breve. A RLL Rally não está presente fisicamente no Sertões, mas vamos manter o acompanhamento das atividades a distancia.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: